Prova de Conhecimentos Gerais
da 1ª. fase do vestibular de 2012, realizada em 06/11/11
Questão 31
Aedo e adivinho têm em comum
um mesmo dom de “vidência”, privilégio que tiveram de pagar pelo preço dos seus
olhos. Cegos para a luz, eles veem o invisível. O deus que os inspira
mostra-lhes, em uma espécie de revelação, as realidades que escapam ao olhar
humano. Sua visão particular age sobre as partes do tempo inacessíveis às
criaturas mortais: o que aconteceu outrora, o que ainda não é.
(Jean-Pierre Vernant. Mito
e pensamento entre os gregos, 1990. Adaptado.)
O texto refere-se à cultura
grega antiga e menciona, entre outros aspectos,
A) o papel exercido pelos
poetas, responsáveis pela transmissão oral das tradições, dos mitos e da
memória.
B) a prática da feitiçaria,
estimulada especialmente nos períodos de seca ou de infertilidade da terra.
C) o caráter monoteísta da
sociedade, que impedia a difusão dos cultos aos deuses da tradição clássica.
D) a forma como a história era
escrita e lida entre os povos da península balcânica.
E) o esforço de diferenciar as
cidades-estados e reforçar o isolamento e a autonomia em que viviam.
Resposta: A
Resolução: O Aedo era o poeta
grego da época primitiva, que cantava ou recitava com acompanhamento da lira.
Antes da invenção do alfabeto, os antigos gregos acreditavam que as Musas davam
aos poetas o dom de desencantar as palavras. Eles não eram videntes, mas
inspirados pelas musas
- saiba sobre a música na Grecia Antiga
Questão 32 (...) o elemento religioso não limitou os seus
efeitos ao fortalecimento, no mundo da cavalaria, do espírito de corpo; exerceu
também uma ação poderosa sobre a lei moral do grupo. Antes de o futuro
cavaleiro receber a sua espada, no altar, era-lhe exigido um juramento, que
especificava as suas obrigações.
(Marc Bloch. A sociedade
feudal, 1987.)
O texto mostra que os
cavaleiros medievais, entre outros aspectos de sua formação e conduta,
A) mantinham-se fieis aos
comerciantes das cidades, a quem deviam proteger e defender na vida cotidiana e
em caso de guerra.
B) privilegiavam, na sua
formação, os aspectos religiosos, em detrimento da preparação e dos exercícios
militares.
C) valorizavam os torneios,
pois neles mostravam seus talentos e sua força, ganhando prestígio e poder no
mundo medieval.
D) agiam apenas de forma
individual, realizando constantes disputas e combates entre si.
E) definiam-se como uma ordem
particular dentro da rígida estrutura feudal, mas mantinham vínculos profundos
com a Igreja.
Resposta: E
Resolução – o texto destaca a
importância que a religião adquiriu no ritual e na formação do cavaleiro
durante a Idade Média européia. Se a origem da cultura guerreira remonta aos
costumes bárbaros, a Igreja soube, ao longo do tempo, ritualizar e dotar os
cavaleiros de valores morais condizentes com o cristianismo, como a defesa das
donzelas ou mesmo do Papa e da Igreja Católica
medieval.
Questão 33
Os centros artísticos, na
verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um
número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por
motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia
ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma
parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro
seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos
eventualmente destinados à produção artística.
Além disso, poderá ser dotado
de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de
distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos
consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A
micro-história e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos”
descritos no texto podem ser identificados
A) nos mosteiros medievais, onde
se valorizava especialmente a arte sacra.
B) nas cidades modernas, onde
floresceu o Renascimento cultural.
C) nos centros urbanos
romanos, onde predominava a escultura gótica.
D) nas cidades-estados gregas,
onde o estilo dórico era hegemônico.
E) nos castelos senhoriais,
onde prevalecia a arquitetura românica.
Resposta: B
Resolução: o texto se refere
às cidades européias da época moderna e a prática do mecenato, principalmente
nos séculos Xv e XVI, quando do desenvolvimento do renascimento cultural.
A prática do mecenato, de origem romana, deu-se por diversas razões, materiais
ou religiosas, e significou principalmente o apoio financeiro aos artistas ou a
centros de desenvolvimento cultural, sendo um dos mais famosos a Academia de
Florença, mantida pela Família Médici.
Questão 34
A Revolução Puritana (1640) e
a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do século XVII. Sobre o
conjunto de suas realizações, pode-se dizer que
A) determinaram o declínio da
hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram
forte redução da produção e exportação de manufaturados.
B) resultaram na vitória
política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que
defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
C) envolveram conflitos
religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na
retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.
D) geraram um Estado
monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela
legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.
E) precederam as revoluções
sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as
colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.
Resposta: D
Resolução: a Revolução Puritana
derrubou a dinastia Stuart e implantou uma República Parlamentar, depois
ditatorial, sob o comando de Oliver Cromwell, que reprimiu os movimentos
populares e impulsionou o comércio inglês a partir do Ato de Navegação (1651).
Com a Revolução Gloriosa, a
burguesia inglesa se libertava do Estado absolutista definitivamente, que com
seu permanente intervencionismo era uma barreira para um mais amplo acúmulo de
capital. O novo rei, Guilherme de Orange se subordinou ao Bill of Rights.
Dessa forma a burguesia, aliada a aristocracia rural, passou a exercer
diretamente o poder político através do Parlamento
Instrução: Leia o texto para
responder às questões de números
35 e 36.
Os africanos não escravizavam
africanos, nem se reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros
de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava
a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. (...) Quando um chefe (...) entregava a
um navio europeu um grupo de cativos, não estava vendendo africanos nem negros,
mas (...) uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara,
podia ser escravizada.
(...) O comércio
transatlântico (...) fazia parte de um processo de integração econômica
do Atlântico, que envolvia a produção e a comercialização, em grande escala, de
açúcar, algodão, tabaco, café e outros bens tropicais, um processo no qual a
Europa entrava com o capital, as Américas com a terra e a África com o
trabalho, isto é, com a mão de obra cativa.
(Alberto da Costa e Silva. A
África explicada aos meus filhos, 2008. Adaptado.)
Questão 35
Ao caracterizar a escravidão
na África e a venda de escravos por africanos para europeus nos séculos XVI a
XIX, o texto
A) reconhece que a escravidão
era uma instituição presente em todo o planeta e que a diferenciação entre
homens livres e homens escravos era definida pelas características raciais dos
indivíduos.
B) critica a interferência
europeia nas disputas internas do continente africano e demonstra a rejeição do
comércio escravagista pelos líderes dos reinos e aldeias então existentes na
África.
C) diferencia a escravidão que
havia na África da que existia na Europa ou nas colônias americanas, a partir
da constatação da heterogeneidade do continente africano e dos povos que lá
viviam.
D) afirma que a presença
europeia na África e na América provocou profundas mudanças nas relações entre
os povos nativos desses continentes e permitiu maior integração e colaboração
interna.
E) considera que os únicos
responsáveis pela escravização de africanos foram os próprios africanos, que
aproveitaram as disputas tribais para obter ganhos financeiros.
Resposta: C
Resolução: o texto procura
desmistificar a ideia de que os africanos são os culpados pela escravização de africanos. Esse ideia ainda
hoje é utilizada para reforçar a inferioridade dos povos africanos e isentar os
europeus de responsabilidade no desenvolvimento do escravismo na América. O
texto destaca ainda a organização de um sistema e mostra suas partes
constitutivas e seus interesses.
Questão 36
Ao caracterizar a “integração
econômica do Atlântico”, o texto
A) destaca os diferentes
papéis representados por africanos, europeus e americanos na constituição de um
novo espaço de produção e circulação de mercadorias.
B) reconhece que europeus,
africanos e americanos se beneficiaram igualmente das relações comerciais
estabelecidas através do Oceano Atlântico.
C) afirma que a globalização
econômica se iniciou com a colonização da América e não contou, na sua origem,
com o predomínio claro de qualquer das partes envolvidas.
D) sustenta que a escravidão
africana nas colônias européias da América não exerceu papel fundamental na
integração do continente americano com a economia que se desenvolveu no Oceano
Atlântico.
E) ressalta o fato de a
América ter se tornado a principal fornecedora de matérias-primas para a Europa
e de que alguns desses produtos eram usados na troca por escravos africanos.
Resposta: A
Resolução: o texto deixa claro
o papel de cada um dos elementos constitutivos do processo conhecido como “tráfico negreiro”. Apesar dos papeis
diferenciados, os grupos destacados no texto colaboraram para a consolidação de
um sistema de trabalho em grande parte da América colonizada, fortalecendo as
bases do mercantilismo e da acumulação de capitais.
Questão 37
A tabela contém dados
extraídos de A formação do capitalismo dependente no Brasil, 1977, de
Ladislau Dowbor, que se referem ao preço médio de um escravo (sexo masculino)
no Vale do Paraíba.
Ano
- Preço (mil réis)
1835
- 375
1845
- 384
1855
- 1075
1865
- 972
1875
- 1256
Indique a alternativa, que
pode ser confirmada pelos dados apresentados na tabela.
A) A comercialização interna
de escravos permitiu que os preços se mantivessem altos na primeira metade do
século XIX.
B) A Lei do Ventre Livre, de
1871, foi a principal responsável pela diminuição no número de escravos e pela
redução dos preços.
C) A grande imigração, a
partir de 1870, aumentou o uso de mão de obra escrava e provocou redução nos
preços.
D) A proibição do tráfico de
escravos, em 1850, provocou sensível aumento nos preços, pois limitou
drasticamente o ingresso de africanos.
E) A aplicação da tarifa Alves
Branco, em 1844, aumentou os impostos de importação, dificultou o tráfico de
escravos e provocou elevação nos preços.
Resposta: D
Resolução: a proibição do tráfico
negreiro foi determinada pela Lei Eusébio de Queiroz, fruto das pressões
inglesas, numa época de expansão da lavoura cafeeira e de manutenção das demais
atividades agrárias, em diversas províncias do Brasil. Tal fato inflacionou o
preço do escravo no mercado interno e estimulou o tráfico interno,
principalmente de províncias do nordeste para as do sudeste. Se
consideramos que São Paulo adotou gradualmente o trabalho do imigrante na
lavoura, o Rio de Janeiro procurou preservar a
escravidão africana
Questão 38
O caudilhismo é um fenômeno
político hispano-americano do século XIX, que se associa
A) à resistência contra o
intervencionismo norte-americano, sobretudo nas áreas do Caribe e América
Central.
B) às guerras civis entre
unitários e federalistas durante o processo de formação dos Estados nacionais.
C) aos pensadores liberais que
lutaram pela emancipação política e econômica do continente.
D) às lideranças militares que
atuaram nas guerras de independência e defenderam a unificação do continente.
E) ao temor, manifesto
sobretudo na região do Prata, de que o Império brasileiro avançasse
militarmente para o sul.
Resposta: B
Resolução: o caudilhismo foi um fenômeno político
tipicamente latino americano, principalmente nos países de língua espanhola,
após a independência e num primeiro momento refletem a luta pela organização do
Estado, com maior o menor centralização política, expressa em maior ou menos
autonomia às províncias. A luta pelo poder nas nações recém formadas envolveu
grandes proprietários, que comandaram exércitos pessoais formados nas guerras
de independência e que buscavam o controle da nação através da força e de laços
de fidelidade. A concentração de poderes nas mãos de um líder local
representava o reforço do poder pessoal e do papel de sua região na economia do
país.
Questão 39
Com pouco dinheiro, mas fora
do eixo revolucionário do mundo, ignorando o Manifesto Comunista e não querendo
ser burguês, passei naturalmente a ser boêmio. (...) Continuei na burguesia, de que mais que
aliado, fui índice cretino, sentimental e poético. (...) A valorização
do café foi uma operação imperialista. A poesia Pau Brasil também. Isso tinha
que ruir com as cornetas da crise. Como ruiu quase toda a literatura brasileira
“de vanguarda”, provinciana e suspeita, quando não extremamente esgotada e
reacionária.
(Oswald de Andrade. Prefácio a
Serafim Ponte Grande, 1933.)
O texto de Oswald de Andrade
A) expõe o anseio do autor de
que a literatura e as demais formas artísticas fossem controladas pelo Estado e
escapassem, assim, da tutela da classe social hegemônica.
B) revela algumas das
principais características do movimento modernista de 1922, como a busca da
identidade nacional e a adesão a projetos político-partidários de direita.
C) indica o afastamento
gradual dos participantes da Semana de Arte Moderna em relação aos componentes
ideológicos de esquerda que caracterizaram o movimento.
D) explicita a preocupação dos
setores políticos e sociais dominantes frente à crise econômica provocada pela
alta do preço do café e sua tentativa de regulamentar o setor.
E) demonstra a defesa, pelo
autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos
princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.
Resposta: E
Resolução: o autor, um dos
expoentes do modernismo e criador do grupo de poesia Pau Brasil, faz uma
crítica ao período inicial do modernismo e, após as crise, considera
necessária sua politização.
Questão 40
A Coluna Prestes, que
percorreu cerca de 25 mil quilômetros no interior do Brasil entre 1924 e 1927,
associa-se
A) ao florianismo, do qual se
originou, e ao repúdio às fraudes eleitorais da Primeira República.
B) à tentativa de implantação
de um poder popular, expressa na defesa de pressupostos marxistas.
C) ao movimento tenentista, do
qual foi oriunda, e à tentativa de derrubar o presidente Artur Bernardes.
D) à crítica ao caráter
oligárquico da Primeira República e ao apoio à candidatura presidencial de
Getúlio Vargas.
E) ao esforço de implantação
de um regime militar e à primeira mobilização política de massas na história
brasileira.
Resposta: C
Resolução: A "Grande Marcha" de 1925 a 27 foi o
ponto culminante de um movimento militar, denominado de Tenentismo. Esse
movimento armado visava derrubar as oligarquias que dominavam o país e,
posteriormente, desenvolver um conjunto de reformas institucionais, com o
intuito de eliminar os vícios da República Velha.
Questão 41
Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler
chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que
se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a
cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer
chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.
(Alcir Lenharo. Nazismo, o
triunfo da vontade, 1986.)
O texto mostra algumas
características centrais do nazismo:
A) o desprezo pelas
manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
B) a glorificação das
principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
C) o uso intenso do cinema
como propaganda política e o culto da figura do líder.
D) a valorização dos espaços
urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
E) o apreço pelas conquistas
tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.
Resposta: C
Resolução: O Partido Nazista, fundado em 1925, definiu seu
programa político, caracterizado pelo anti-semitismo, extremo nacionalismo e
críticas ao capitalismo internacional. Mesmo antes de chegar ao poder,
utilizou-se da intensiva propaganda como forma de difundir seus ideais. No
poder, o controle sobre a produção cultural foi fundamental para a produção de
obras que valorizassem a figura do líder, reforçando o culto à personalidade.
Questão 42
A situação de harmonia no
Congresso entraria em crise nas eleições de 1974, marco importante do avanço
pela retomada do Estado de Direito.
(Edgard Leite Ferreira Neto. Os
partidos políticos no Brasil, 1988.)
O texto menciona as eleições
parlamentares de 1974, ocorridas durante o regime militar. Pode-se dizer que
essas eleições
A) representaram uma vitória
significativa do partido da situação e eliminaram os esforços reformistas de
deputados e senadores.
B) revelaram a ampla hegemonia
de que o governo desfrutava nos estados economicamente mais fortes do Sudeste e
sua fragilidade no Centro-Norte do país.
C) reforçaram a convicção de
que o bipartidarismo era o modelo político-partidário adequado para a
consolidação da República brasileira.
D) demonstraram insatisfação
de parte expressiva da sociedade brasileira e provocaram forte reação do
governo, que alterou as leis eleitorais para assegurar a manutenção do controle
sobre o Congresso Nacional.
E) expressaram a popularidade
dos candidatos do partido de oposição e o desejo dos oposicionistas de manterem
a ordem política então predominante.
Resposta: D
Resolução: Nas eleições de 1974 o único partido de oposição
obteve expressiva votação, reflexo da crise econômica que se iniciara no ano
anterior e de todo o processo de repressão desenvolvido pelo governo Médici.
Sentindo-se ameaçado, o governo Geisel promoveu uma série de alterações para as
eleições seguintes, como a imposição da Lei Falcão que limitava a propaganda
política nas rádios, a eleição indireta do 1/3 dos senadores (apelidados
biônicos), a divisão do estado de Mato Grosso e a União do Estado da Guanabara
com o Rio de Janeiro, ampliando o número de deputados e senadores da ARENA.
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