terça-feira, 24 de janeiro de 2012

. Observe a fotografia abaixo e responda ao que se pede:  

Desde o início de seu governo, Getúlio procurou fixar uma imagem paternalista junto aos operários, uma espécie de pai dos pobres. Ao final de 1930, era criado o Ministério do trabalho, Indústria e Comércio, a cargo do gaúcho Lindolfo Collor, com o objetivo de impulsionar a industrialização e de atender a determinadas reivindicações da classe trabalhadora. Na verdade, Poder Executivo chamava para si a tarefa de arbitrar os conflitos entre a classe operaria e a burguesia industrial.  
O movimento operário mostrou-se particularmente ruidoso nas primeiras décadas do século XX. Nesses momentos, apesar de contar com a ação repressiva dos diversos governos, a nascente burguesia industrial brasileira inquietava-se diante das mobilizações do proletariado. Ao contê-las, o Estado enquadrava tanto classe operária quando a burguesia.
A regulamentação dos direitos trabalhistas, consagrados na constituição de 1934, fruto de inúmeras lutas e contestações operárias desde a república Oligárquicas, foi anunciada a nação como uma doação do presidente aos trabalhadores (...). A concessão tinha um sentido muito claro:apagar da memória coletiva a importância da organização operária e de suas lutas e dar ênfase à atenção de Getúlio Vargas para com a classe trabalhadora. 

CAMPOS, Flavio de & MIRANDA, Renan Garcia.  A escrita da História. São Paulo: Escala Educacional,
2005, p. 487.  

a) [0,5] Inspirado em qual  sistema político que Getúlio  Vargas  chamava para si  a idéia de  arbitrar  os  conflitos  entre a
classe operária e a burguesia industrial ?  

b) [0,5] Aponte ao menos dois  dos direitos trabalhistas [que foram] consagrados na Constituição de 1934 .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário