terça-feira, 24 de janeiro de 2012

01. Leia o texto abaixo e analise a imagem:  





Em 1936, a Olimpíada se realizaria em um país marcado pela ideologia fascista: a Alemanha nazista.  Em votação realizada em 1931, os membros do COI escolheram Berlim para sede da XI Olimpíada. A capital da Alemanha recebeu 431 votos contra 16 conferidos a Barcelona e oito abstenções.  Ninguém imaginava então que, dois anos depois, Adolf Hitler e os nazistas subiriam ao poder na Alemanha.
Antes disso, os nazistas consideravam a Olimpíada um infame festival promovido pelos judeus. Depois que Berlim foi escolhida como sede, o Partido Nazista prometera que a Olimpíada não se realizaria na Alemanha.  Ao assumir o poder, Hitler mudou de opinião.  Deu-se conta do imenso potencial de propaganda dos jogos, que ofereciam a oportunidade de provar a suposta superioridade da raça ariana defendida por Hitler em sua obra Minha Luta.
Após a ascensão dos nazistas, a Alemanha se transformou rapidamente. Com as liberdades individuais restritas restringidas, a Gestapo (...) estava presente em todas as partes, controlando
os  atos  de  cada  cidadão.  As prisões ficaram lotadas de inimigos do regime e uma onda de perseguição foi desencadeada contra as minorias: judeus em primeiro lugar, mas também comunistas e homossexuais.  Vozes de oposição se levantaram em várias partes do mundo.  Ir a Berlim é aceitar tornar-se cúmplice dos carrascos, discursava em 1935 o deputado comunista francês Florimond Bonte, se opondo ao racismo e ao anticomunismo nazista.  Vários dirigentes esportivos franceses também se uniram à cruzada anti-Berlim.  Somos franceses antes de sermos esportistas, afirmou Louis Rimet, presidente do Comitê do Esporte Nacional Francês (...).
Durante os desfiles das delegações, manifestações nacionalistas exaltadas davam o clima as jogos. Ao passar pela tribuna, os austríacos fizeram a saudação nazista.Foram muito aplaudidos .Os Búlgaros passaram marchando em ordem unida.Mais aplausos.Os Franceses fizeram a saudação olímpica,confundida com o gesto nazista,e foram igualmente festejados.Os Americanos levaram a mão ao peito e passaram diante do constrangedor silêncio da platéia e das tribunas .Os  Ingleses simplesmente viraram a cabeça para o camarote das autoridades.Receberam uma estrondosa vaia.

CAMPOS, Flavio de & MIRANDA, Renan Garcia.  A escrita da História. São Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 508.

a) [0,5] Retire a passagem do texto que comprova as intenções nazistas de se unir esporte e ideologia política.  

b) [1,0] Os defensores do nazismo sempre foram categóricos quanto ao seu posicionamento político-partidário frente às minorias. Prova disso é o destaque mostrado pelo excerto acima, que trata da questão olímpica e sua relação com o regime: um infame festival promovido pelos judeus. Quais motivos levaram os nazistas a cultivarem tamanha aversão contra o povo judaico?  

c) [0,5] Ao passar pela tribuna, os austríacos fizeram a  saudação  nazista.  Foram muito aplaudidos.  Por que a delegação austríaca, durante a abertura dos jogos, mostrou-se aliada ao regime totalitarista de Adolf Hitler?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário