sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

História .......História


                                       Texto 1
O texto a seguir retirado do Google notícias-domingo, 07/09/2008
   Arqueólogos fazem novas descobertas no Peru
Arqueólogos do Instituto Nacional de Cultura peruano descobriram um muro do período incaico, duas salas e duas covas com oferendas funerárias na fazenda Pumamarca, próxima a cidade de Cuzco, sudoeste do país, informou neste sábado o jornal El Comércio de Lima.
Segundo os arqueólogos, as descobertas podem fazer parte do palácio de Mama Anahuarque, uma das esposas de Pachacúfec, imperador dos incas entre 1438 e 1471.
Antes de iniciar as escavações eram visíveis apenas o monte, uma fonte onde se prestava culta à água desde a época pré-incaica, dois locais para adoração e a entrada principal do palácio, que se encontra fechada.
De cada lado da entrada foram descoberta foram descobertas duas salas de estrutura arquitetônica retangular.
As escavações realizadas na primeira sala permitiram encontrar dois corpos enterrados a um metro e vinte e dois centímetros de profundidade.
    
           Texto 2
O texto a seguir foi retirado do site Faça Sua Pesquisa.
A mitologia inca diz que o sol enviou seu filho, Manco Capac e Mama Ocllo,filha da lua,sua mulher e irmã,para uma terra caótica e escura.Eles chegaram erguendo-se das águas do lago Titicaca e,em busca de um lugar para estabelecer seu reino,seguiram em direção noroeste ,até o vale do rio Huatanay.Ali,Manco revirou a terra com seu cajado ,encontrou solo espesso e fértil e chamou o local de Cuzco(‘’ umbigo do mundo’’).A cidade se tornou o centro do poder ,da religião e da cultura inca.
 a)O texto 1 cita qual fonte histórica utilizada para estudar a história do povo inca?
 b)Além desta,qual outras fontes é utilizadas pelos pesquisadores para conhecer?
c)O texto 2 traz uma parte do mito de criação dos incas.Estes mito pode ser usados o pelos estudiosos como fonte de pesquisa?Justifique sua resposta usando partes do mito?



2- Algumas das mulheres do Império Inca coletavam cabelo e saliva do imperador, como forma de se protegerem de maldições. Ele era carregado em uma maca dourada e suas roupas eram feitas de pele de vicunha da mais alta qualidade. Somente ele usava o simbólico Maskaypacha ou uma insígnia real, espécie de cordão multicolorido. Grandes adornos (enfeites) dourados pendiam de suas orelhas, o que acabava por deformá-las. O imperador inca usava ainda uma túnica que ia até os joelhos, um manto banhado a esmeralda e turquesa, braceletes e joelheiras douradas e uma medalha peitoral que trazia impresso o símbolo do Império Inca.
a)Por que algumas mulheres do Império Inca acreditavam que se coletassem cabelo e saliva do imperador,estariam protegidas de ‘’ maldições’’?

b)Além do Imperador Inca ,quem mais formava  a sociedade incaica?

c)Sobre o mundo de vida do povo inca ,cite ou explique?
 Atividade econômica:

Religião desse povo:

3-Você estudou que o Imperador Inca Huaina Cápac,era ‘’ faminto de poder,descobridor,conquistador’’.Assim, ‘’ a golpe de machado e vôos de flechas,tornou-se dono de mitos lugares ‘’.Durante as batalhas os incas usavam estratégias de guerra inteligentes,que serviam para entusiasmar os guerreiros e assustar os inimigos:além de armas,os soldados usavam trombetas,tambores e cantavam músicas estridentes(barulhentas).

a)Além da guerra ,o Imperador Inca usava uma outra estratégia inteligente para dominar outros povos.Qual era esta estratégia?
4-O império inca tinha uma grande extensão territorial .Contudo ,essa extensão não impedia que o chefe dos incas recebesse diariamente relatórios sobre as condições de seu Império.Explique como isso era possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário