domingo, 29 de janeiro de 2012


1-‘’A exclusão dos analfabetos pela Constituição republicana (de 19891)era particularmente discriminatória,pois ao mesmo tempo retirava a obrigação do governo de fornecer instrução primária ,que constava do texto imperial,e exigia para a cidadania política uma qualidade que só o direito social da educação poderia fornecer.....’’(Os Bestializados,José Murilo de Carvalho)
A)Que relação o texto estabelece entre ensino público e exercício da cidadania política durante a Primeira República(1889-1930)?
B)O que atual Constituição dispõe a respeito desta relação?

2-Entre as décadas de 30 e 70 do século XIX,eclodiram diversos movimentos revolucionários que provocaram diversos transformações nas nações da Europa Ocidental.Marque a opção que apresenta corretamente um desses movimentos
a)A Revolução de 1830,na França ,foi motivada por Idéias liberais e nacionalistas que se opunham aos objetivos restauradores do Congresso de Viena.
b)A Revolução de 1848,na Itália,foi um movimento que pregavam a descentralização republicana,provocando a queda da monarquia italiana.
c)A Revolução de 1848,na Confederação Germânica,foi provocada pelos idéias da restauração monárquica,propondo a unificação alemã sob a Casa Real austríaca.
d)A Revolução de 1848,na França,proclamou o Segundo Império ,instituindo uma política de nacionalidade ligada ao Congresso de Viena.
e)A Comuna de Paris,em 1871,caracterizou-se por ser um movimento liberal e burguês que criou a primeira experiência de autogestão democrática,apoiada pelo governo da terceira República francesa recém-instalada.

3-A consolidação do Império nas duas primeiras décadas do Segundo Reinado está ligada à (ao):
a)Afirmação do projeto autonomista liberal,pondo fim às Rebeliões Provinciais.
b)Recuperação das lavouras tradicionais ,como açúcar,eliminando-se hegemonia do setor cafeeiro.
c)Conciliação entre liberais e conservadores ,para conter o crescente movimento republicano.
d)Hegemonia do projeto político conservador,centralizado e que projetava a Coroa sobre os Partidos.
e)Encaminhamento da abolição,garantindo-se a mão – de- obra à lavoura através da imigração.

4-‘’Não seria exagero dizer que a cidade do Rio de Janeiro passou, durante a primeira década republicana ,pela fase mais turbulenta de sua existência .Grandes transformações de natureza econômica ,social,política e ideológica,que se gestavam há algum tempo,precipitaram-se com mudança do regime político e lançaram a capital em febril agitação,que só começaria a ceder ao final da década.’’(Carvalho,José Murilo de.Os Bestializados:O Rio de Janeiro e a República que não foi.São Paulo:CIA .das letras,1987) Dentre os movimentos populares que agitaram o Rio de Janeiro no início do Século,um destacou-se :aquele que vinha contrariar a política de saneamento e de reurbanização da cidade,com a demolição dos cortiços e quiosques do centro. Esse movimento foi
a)A Revolta da Chibata.
b)A Revolta de Canudos.
c)O movimento do Contestado.
d)A Revolta da Armada.
e) A Revolta da Vacina.

 5-A República brasileira emergiu de um processo cujas raízes se encontravam no II Reinado. Assinale a alternativa INCORRETA
a)A campanha abolicionista acabou por se confundir com a campanha republicana.
b)Nos termos da primeira Constituição Republicana o Brasil era uma República Federativa Presidencialista e o Estado permaneceu  atrelado à Igreja.
c)Para certos segmentos da sociedade ,entre eles os cafeicultores,a forma republicana de governo era concebida como moderna,avançada e mais eficiente.
d)No primeiro aniversário da implantação do regime republicano foi instalado o Congresso Constituinte e em 24/02/1891 foi promulgada a Constituição.
e)Os militares,influenciados pelas idéias do positivismo,uniram-se à camada média da sociedade contra os monarquistas.

6-Não pode ser apontado como característica da primeira fase republicana brasileira
a)a supremacia dos estados de São Paulo e Minas Gerais ,consubstanciada na política do café com leite.
b)o grande poder dos fazendeiros(coronéis)que controlavam a vida política,econômica e social no período.
c)a ocorrência de eleições fraudadas e manipuladas pelos detentores do poder.
d)o grande fluxo de imigrantes europeus,notadamente para o estado de São Paulo.
e)a recuperação da economia nordestina ,com o açúcar voltando a ser o principal produto na pauta de exportações brasileiras.

 7-A respeito das características políticas da República Velha (1889-1930) julgue os itens seguintes
( f  ) O governo republicano dificultou a consolidação da autonomia estadual,dando pouca expressão aos grupos oligárquicos e aos interesses de cada região.
( v   )São Paulo saiu à frente nos primeiros anos da República ao alcançar seus objetivos na Constituinte ,como o apoio dos mineiros,a ao ter preparado o caminho para as presidências civis.
(  v  )O sistema eleitoral vigente dificultava, na prática,o pleno exercício a vida democrática.
(  v  )Os interesses internacionais do Brasil foram submetidos à diplomacia da agro exportação, pois atendiam aos objetivos restritos da burguesia dominante ,especialmente aquela vinculada ao setor cafeeiro.

 8-A análise comparativa das Constituições brasieliras revela caracteristicas que guardam relação como o contexto em que as mesmas foram elaboradas.Assinale a opção que expressa corretamente a relação entre o dispositivo constitucional e o contexto da elaboração das cartas
a)A Constituição Imperial de 1824 institucionalizava a democracia liberal,difundida na Europa pela Revolução Francesa e pelas Revoluções liberais do Século XIX.
b)A primeira Constituição Republicana ,de 1891 fortalecia o governo federal sob o controle oligarquico ,limitando as competências dos Estados.
c)A Constituição de 1934,eleaborada em desdobramento do processo da Revoluçãp de 1930,incorporou em seu texto preceitos do direito do trabalho e outras garantias sociais.
d)A Carta do Estado Novo consolidava a reação da sociedade brasileira aos regimes totalitários do período.
e)A Constituição de 1946,elaborada após a queda do Estado Novo,eliminou do texto constitucional os princípios relativos à ordem economica e social estabelecidos no periodo de Vargas.
9-A economia brasileira ,nas primeiras décadas do Século XX,no periodo conecido como República Velha ,pode ser sintetizada em duas características:a permanência do café como principal atividade econômica do país e o avanço do processo de industrialização .Assinale a opção que expressa uma ação dos governos republicanos relacionados às caracteristicas apontadas
a)Adoção de sucessivas mecanismo de sutentação e valorização dos preços do café.
b)Politica de diversificação produtiva e regional,beneficiando os estados cafeeiros.
c)Decretação de medidas de protecionismo alfandegário,a favor da indústria.
d)livre –cambismo favorecendo a intevesão maciça de capitais estrangeiros nas atividades produtivas.
e)Intevencionismo estatal no setor industrial de bens de consumo.

 10 - ‘’ Foi em 1930 que à frente da Revolução Getúlio Vargas assumiu a Presidência  do Brasil.Era um tempo novo que se abria o desenvolvimento industrial as leis trabalhistas ele cria é a Previdência Social era anos de conquista e de grande agitação pelo poder de 32 a 37,aquele estadista reprimiu os paulistas ,comunistas e integralistas.Mas não há quem esconda seu valor de idealista,basta falar com Volta Redonda,(....)’’ (Gomes,Dias e Gullar,Ferreira.’’Dr Getúlio:sua vida e sua glória’’.São Paulo,Civilização Brasileira,1968.p.10-11.)
a)Indique duas caracte´risticas do governo de Getúlio Vargas, não período entre 1930 e 1937.
b)Explique uma característica do Estado Novo.

11 - ‘’Subitamente ,parecia que a esquerda havia ganho vida.Mais de 1600 sedes locais da Aliança Nacional Libertadora haviam brotado(....)A plataforma da Alinaça pedia o cancelamento das dívidas imperialistas,a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios.Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita.Um movimento fascista chamado integralismo vinha por igual força...’’(Thomas Skidmore,De Getúlio a Castelo).O texto refere-se a dois importantes e antagônicos moviementos ,sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram
a)na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.
b)no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.
c)na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.
d)no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocartização.
e)no segundo Governo Vargas(1954-54)e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do Presidente.

 12 -‘’ Vitoriosa a revolução ,abre-se uma espécie de vazio de poder por força do colapso político da burguesia do café e da uncapacidade das demais frações de classe para assumi-lo,em caráter exclusivo.O Estado de compromisso é a resposta para esta situação.Embora os limites da ação do Estado sejam ampliados para além da consciência e das intençoes de seus agentes ,sob o impacto da crise econômica ,o novo goeverno representa mais uma transação no interior das classes dominates,tão bem expressa na intocabilidade sagrada das relações sociais no campo’’.(Boris Fausto,A Revolução de 1930:Historiografia e História).
a)Explicite o que o autor apresenta como ‘’Estado de compromisso’’.
b)Qual a realção entre ‘’O Estado de compromisso’’ e a ‘’intocabilidade sagrada das relações sociais no campo’’?

13 A Revolução de 1930 consuziu à adoração de diversas medidas em favor dos operários do Brasil.Quais foram essas medidas?Essas medidas podem ser consideradas como meramente paternalismo?Emcaso de resposta negativa,até que pomto elas trouxeram um benefício real?

2 comentários: